sábado, 12 de novembro de 2011

Dieta rica em fibras reduz o risco do câncer colorretal


Um novo estudo publicado na bmj.com demonstra que comer dieta rica em fibras, particularmente de cereais e grãos integrais, está ligada a um risco reduzido de câncer colorretal. Mundialmente, o câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum, com 1,2 milhões de casos novos diagnosticados a cada ano.

Embora se saiba que comer fibras e grãos integrais ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares, sua ligação com o risco de câncer colorretal é menos aparente. Pesquisadores brincaram com a idéia de que o risco de câncer colorretal pode ser reduzida através de fibra dietética por quase 40 anos agora, mas os estudos que tentam explicar a ligação até agora só produziu resultados inconsistentes.

Como parte do World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research's Continuous Update Project (CUP), uma equipe de pesquisadores britânicos e holandeses decidiram examinar a ligação entre a ingestão de fibra alimentar e cereais integrais e risco de câncer colorretal.

Conclusões do novo estudo forneceram um apoio adicional para as recomendações de saúde pública para aumentar a ingestão de fibras, em fibras de cereais em particular e grãos integrais, como pães, cereais, aveia, arroz integral e mingau para ajudar a prevenir o câncer colorretal. Os autores destacaram no entanto, que estudos adicionais são necessários para esclarecer resultados para diferentes tipos de fibra e regiões dentro do cólon, e em populações com diferentes estilos de vida e características da dieta.

Os pesquisadores avaliaram os resultados de 25 estudos prospectivos, com quase dois milhões de participantes, representando desenho do estudo e de qualidade para minimizar o viés. Os resultados demonstraram um gradiente claro em risco ligado à quantidade de ingestão de fibra alimentar, apesar da redução do risco geral de câncer colorretal ser pequena.

Os pesquisadores descobriram que cada aumento de 10 g / dia na ingestão de fibra alimentar total e fibra cereal estava ligada a uma redução de 10% no risco de câncer colorretal em comparação com os níveis mais baixos de ingestão de fibra. Pela adição de três porções (90 g / dia) de grãos de todo o risco associado de câncer colorretal foi reduzida em 20%. O estudo mostrou nenhuma evidência substancial para uma ligação entre os frutos ou de fibras vegetais e o risco de câncer colorretal, embora de acordo com os pesquisadores uma anterior análise mostrou uma redução no risco com alta ingestão de frutas e legumes, sugerindo o papel potencial dos outros componentes do fibras em frutas e legumes para explicar este resultado. Em adição, pesquisadores descobriram que o aumento da ingestão de fibra alimentar e cereais integrais também podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, obesidade, e, talvez, a mortalidade global. Portanto, aumentar a ingestão de fibras e substituir grãos refinados com grãos inteiros fornece vários benefícios à saúde.

Os autores sugerem que novos estudos devem apresentar resultados mais detalhados para serem incluídos em análises futuras e concluem: 
 
 "Em resumo, a nossa meta-análise sugere que uma alta ingestão de fibra dietética, particularmente de cereais e grãos integrais, está associada com um risco reduzido do câncer colorretal. "

Fonte: MedicalNews

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More