segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Células cardíacas podem curar coração danificado


Células-tronco retiradas
do próprio coração de um paciente foram usadas, pela primeira vez, para reparar o tecido cardíaco danificado, afirmam os pesquisadores.

O estudo, publicado na Lancet, foi projetado para testar a segurança do procedimento, mas também relataram melhorias na capacidade do coração de bombear sangue.

Os autores disseram que as descobertas são "muito encorajadoras"

Outros especialistas dizem que as técnicas com células-tronco da medula óssea foram mais avançadas e que ensaios maiores eram necessários.


Os cientistas dizem que este é o primeiro caso relatado de células-tronco cardíacas sendo usado como um tratamento em pessoas após estudos anteriores mostraram benefícios em animais.

Melhoria

O julgamento preliminar foi em pacientes com insuficiência cardíaca que estavam tendo a cirurgia de ponte de safena. Durante a operação, um pedaço de tecido do coração, a partir do apêndice atrial direito, foi retirado.

Enquanto o paciente estava sendo suturado, pesquisadores isolaram células-tronco cardíacas a partir da amostra e cultivadas até que eles tinham cerca de dois milhões de células-tronco para cada paciente. As células foram injetadas cerca de 100 dias depois.

Os médicos mediram a eficiência do coração que estava bombeando usando a fração de ejeção do ventrículo esquerdo - qual a porcentagem de sangue estava saindo de uma câmara principal do coração a cada batimento.

Nos 14 pacientes que receberam o tratamento, a porcentagem aumentou de 30,3% no início do julgamento, para 38,5% após quatro meses.

Não houve alteração na fração de ejeção nos sete pacientes que não foram injetados com células-tronco.

Dr Roberto Bolli, um dos pesquisadores da Universidade de Louisville, disse à BBC: "Acreditamos que estes achados são muito significativos."

"Nossos resultados indicam que as células-tronco cardíacas podem melhorar sensivelmente a função contrátil do coração."


Coração X Medula Óssea

O coração não é a única fonte de células-tronco, potencialmente úteis. Ensaios já usaram células-tronco da medula óssea.

Prof Anthony Mathur, de Barts e da London School of Medicine and Dentistry, e John Prof Martin, da University College London, já estão realizando grandes ensaios clínicos randomizados.

Eles estão investigando o efeito de dar aos pacientes células-tronco a partir de sua própria medula óssea, em hospitais do NHS, dentro de seis horas de um ataque cardíaco.

Prof Mathur disse do estudo cardíaco com células-tronco: "É uma fase de testes, por isso, os primeiros resultados são ótimos e promissores, que necessitam para projetar um grande estudo para ver se os resultados procedem."

Ele também advertiu que as melhorias na fração de ejeção não foi o mesmo que aumentar a sobrevida e qualidade de vida.

Prof Martin disse que estava "preocupado" que os sete pacientes no grupo controle não mostraram melhora na fração de ejeção, que seria normalmente esperado, e que não receberam um tratamento simulado para explicar o efeito placebo.

Ele disse que era aceitável quando apenas testes de segurança de um procedimento, mas não quando se olha para a eficácia, que se baseia na diferença entre os grupos tratados e controle.

Prof Peter Weissberg, diretor médico da Fundação Britânica do Coração, argumentou que a melhora da função cardíaca foi semelhante aos de outros estudos.

"Isso é positivo, mas os passos são cruciais ao lado para ver se essa melhora é confirmada no teste final, concluído, e entender se as células são realmente substituir células danificadas do coração ou são moléculas secretoras que estão ajudando a curar o coração", ele acrescentou.

Dr Bolli argumenta que as células-tronco do coração pode ser mais útil como "a sua função natural é para substituir as células que morrem continuamente no coração devido ao desgaste".

Ele espera começar a próxima fase de ensaios clínicos em 2012.


Fonte: BBC

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More